sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dicas básicas II (Doces)

Dicas para comprar e conservar morangos 

Na hora de comprar os morangos, escolha sempre os pequenos, pois os maiores e deformados podem indicar presença de agrotóxico no cultivo. O ideal é comprar morangos com a parte do início do talo ainda verde, assim permanecerão mais tempo frescos. Antes de consumir as frutas, deixe-as de molho em uma mistura de 1 litro de água para cada colher de vinagre, por 15 minutos. Não guarde frutas úmidas na geladeira, pois elas podem estragar mais rápido.




Segredos para preparar um bom bolo
- Se a receita pedir ovos, tire-os da geladeira antes de preprar a receita. Eles precisam estar na temperatura ambiente;
- Ligue o forno e unte a fôrma. Para untar a fôrma utilize óleo, pois espalha melhor do que manteiga. Unte todo o fundo e as laterais da fôrma. Polvilhe com farinha ou farelo de aveia;
- Peneire a farinha e o açúcar que serão utilizados na receita e reserve;
- Agora comece o preparo da receita;
- O fermento em pó deve ser adicionado por último;
- Se a receita pedir para acrescentar os ingredientes líquidos alternadamente com os secos, comece e termine com a farinha, para que o bolo fique mais leve.                               Para saber se o bolo está assado:
Insira um palito no centro do bolo. Se a massa grudar no palito é porque ainda não está pronto.

Para desenformar:
Não desenforme o bolo ainda quente, pois ele pode murchar. Deixe esfriar e depois, passe uma faca na lateral interna da fôrma e um pouquinho no fundo para soltar o bolo.



Como fazer calda de caramelo
A proporção de água:
A proporção de água e açúcar é importante para determinar a espessura de uma calda. Confira os diferentes pontos:
- Para a calda fina: use 250 g de açúcar para 1/2 litro de água. Esta calda é indicada para saladas de frutas e frutas cozidas.
- Para a calda média: use 250 g de açúcar e 250 ml de água. É ideal para as frutas carameladas.
- Para a calda grossa: use 250 g de açúcar e 225 ml de água. É indicada para fazer caramelo.

A questão da temperatura:
A temperatura também determina o ponto. O ideal é usar um termômetro, mas, se você não tiver um, use o dedo. Antes, mergulhe-o em água gelada, depois na calda e novamente em água gelada.
- Ponto de bala mole (116°C a 118°C): é o primeiro estágio, no qual a calda conserva a forma, mas é macia quando apertada entre o indicador e o polegar.
- Ponto de bala dura (125°C): nesta fase a calda forma uma bala firme e flexível, mas pegajosa.
- Ponto de crosta mole (134°C): nesta fase a calda fica quebradiça, mas sua textura mole e flexível gruda nos dentes.
- Ponto de crosta dura (145°C): neste ponto a calda é quebradiça. Depois deste ponto, o açúcar carameliza rapidamente.

O caramelo usado para caldas ou coberturas forma-se quando a calda engrossa além do ponto de crosta dura. Toda a umidade evapora e a calda ganha um tom marrom-escuro. O caramelo fino tem gosto suave, o médio é dourado-escuro e tem gosto de nozes. Não cozinhe acima de 190°C ou então o caramelo queimará, resultando em um gosto amargo.
Usando o caramelo e as caldas:
- Para fazer pralinas (amêndoas confeitadas), faça uma calda e deixe ferver até obter uma cor caramelo-escuro. Junte um pouco de amêndoas sem pele torradas, despeje a mistura numa fôrma levemente untada com manteiga e deixe esfriar e endurecer. Em seguida, esmague as pralinas e use-as para decorar bolos ou enriquecer sobremesas.
- Use caramelo para cobrir frutas e servir com bolos ou sorvetes. Para isso, despeje o caramelo sobre laranjas descascadas e cortadas em fatias ou em gomos. Se preferir, use uma outra fruta de sua preferência. Espere esfriar e guarde na geladeira.
- Prepare um caramelo tradicional, retire do fogo e misture creme de leite. Sirva quente ou frio com bolos, sorvetes, salada de frutas e panquecas.


Segredos para preparar uma boa mousse
De uma vez por todas, musse é feminino. A musse e não o musse. Não bata demais as claras ou cremes, para não granular a mistura.
O creme de base da musse precisa estar na mesma temperatura das claras em neve. Adicione um pouco das claras batidas ao creme base da musse e misture. Só depois acrescente o restante das claras. Isso deixa a mistura mais uniforme e suave.

Dicas básicas I (Doces)


Dicas para fazer suspiros



Retire o(s) ovo(s) da geladeira cerca de 1h antes do uso. A clara deve ser batida à temperatura ambiente. Atenção: claras batidas com açúcar duram algumas horas, as batidas sem açúcar precisar ser utilizadas logo em seguida. Se você bateu as claras além do ponto, bata mais uma até que fique espumosa e acrescente à mistura. Bata novamente para manter o volume.                                                                  








                                                  
                                                
Dicas para preparar creme chantilly


- Horas antes de bater o creme de leite, coloque no congelador o batedor e a tigela em que o creme de leite vai ser colocado. Desta forma, o chantilly aumenta de volume;
- O creme de leite fresco deve estar bem gelado;
- Se preferir, pode adicionar essência de baunilha ou chocolate em pó, antes de bater o chantilly;
- No momento de bater, o recipiente com o creme de leite deve estar dentro de uma tigela com gelo ou água gelada. O resultado será um creme muito mais volumoso e leve;
- Para os menos experientes, o melhor é bater o creme de leite com o batedor manual. Assim, é mais fácil observar as mudanças na textura do creme sem correr o risco de bater demais e perder o ponto.
- Se você bater demais, o chantilly se transforma em manteiga.                                                                                                          










Dicas para fazer um bom rocambole



Para que o rocambole não rache:
Enrole o bolo assim que retirado do forno. Para tanto, vire o rocambole sobre uma toalha um pouco úmida. Retire o papel que foi usado para forrar a assadeira. Corte, no sentido do comprimento e a partir da borda, uns 2 centímetros da massa. Enrole a toalha e deixe esfriar durante 8 minutos. Desenrole de tal forma que o bolo permaneça sobre a toalha. Passe o recheio e enrole novamente. Um toque especial:
Antes de rechear, regue a massa do rocambole com suco de laranja.

Dicas Básicas III


Sopa muito salgada, o que fazer? 
Se a sopa ficou muito salgada, adicione 1 ou 2 batatas cruas, descascadas e cortadas em cubos. As batatas absorvem um pouco do sal. Ao vencedor as batatas!










Molho muito gorduroso, o que fazer?
O molho ficou muito gorduroso? Acrescente algumas folhas limpas de alface e deixe até que elas absorvam o excesso de gordura. Após, retire as folhas.










Engrossando sopas
Misture partes iguais de manteiga e farinha de trigo até formar uma pasta. Acrescente essa mistura, aos poucos, na sopa quente e mexa bem, em fogo baixo, até que engrosse.

Dicas Básicas II


Higienizando verduras corretamente
Para uma completa higienização, siga os passos abaixo:

- Com uma faca, corte as raízes das verduras e separe as folhas;
- Em seguida, lave as folhas sob água corrente, uma a uma, retirando toda a sujeira aparente;
- Coloque numa tigela grande água suficiente para cobrir as folhas e acrescente cloro (uma colher de sopa para cada litro de água);
- Mergulhe as folhas na mistura e deixe de molho por, pelo menos, 20 minutos. Em seguida, escorra bem a água;
- Transfira as folhas para uma centrífuga de vegetais e seque bem. Se preferir, coloque-as sobre toalha de papel ou um pano de prato limpo.

Dicas
- use um sanitizante próprio para verduras. O vinagre, para ter o mesmo efeito, necessitaria de uma proporção muito grande em relação à quantidade de água.
- após a higienização, não enxágüe as verduras novamente (um erro bastante comum). Apenas seque as folhas, usando uma centrífuga de vegetais, ou coloque-as sobre toalha de papel ou sobre um pano de prato limpo.
- prefira consumir verduras sem agrotóxicos. A água dilui parcialmente os agrotóxicos e a higienização não serve para eliminá-los.

Truques para cozinhar verduras e legumes
Primeiro: é importante cortar os legumes todos na mesma espessura, para que cozinhem no mesmo tempo. Cozinhe os legumes em água fervente, (com o mínimo possível de água) e sem sal. Só adicione sal depois que os legumes estiverem cozidos.
Assim que os legumes estiverem cozidos, transfira para uma tigela com água e gelo (esse choque térmico ajuda a manter a cor natural dos legumes).
Para cozinhar folhas e verduras da cor verde, você pode adicionar uma pitadinha de bicarbonato de sódio na água de cozimento, para manter a cor natural. Já para as verduras e legumes de outras cores, utilize uma colherinha de vinagre na água do cozimento.

Aproveite a água que sobrou do cozimento dos legumes, para adicionar em caldos de sopas ou utilizar como água para o cozimento do arroz.

 Truques para uma boa macarronada
O primeiro passo é calcular a quantidade de água: use 1 litro para 100 g de massa. A panela deve ser grande, permitindo um cozimento homogêneo da massa, e ter espaço para mexer. Use 1 colher de sopa de sal (12 g) para 5 litros de água, adicionando-o após a fervura da água. Junte óleo na água somente para cozinhar massas frescas.
Coloque a massa na panela de uma só vez. Se a massa for longa, coloque-a inteira na panela e dobre-a, sem quebrar, com a ajuda de uma colher ou de uma espátula. Tanto para as massas longas quanto para as curtas é importante mexer com um garfo logo no início, e de vez em quando, durante o cozimento. Preste atenção no ponto de cozimento, que deve ser al dente - ou seja, cozida, mas resistente à mordida. Não confie apenas no tempo indicado na embalagem (seu fogão pode ser diferente), experimentando a massa durante o cozimento.
Assim que tirar a massa do fogo e escorrer a água, coloque-a numa travessa ou nos pratos (de preferência aquecidos previamente) e distribua o molho. Não deixe a massa escorrer por muito tempo, o que a deixa seca fazendo com que grude. O ideal é não escorrer demais, fazendo a massa ficar mais lisa e, assim, o molho envolvê-la melhor. Outra opção é borrifar água quente na massa já na travessa ou no prato, antes de colocar o molho.

Dicas básicas I



Nesses primeiros posts, vou dar algumas dicas sobre coisas básicas que as vezes passam desapercebidas, ok?




Arroz soltinho, qual o segredo?


Lave e escorra bem o arroz. Em seguida, refogue o arroz com um pouco de óleo, por alguns minutos (até que, ao mexer com a colher, ele comece a formar bolas). Após, adicione água fervente e na quantidade indicada para cada tipo de arroz. O arroz agulhinha, por exemplo, precisa de 2 partes de água para cada parte de arroz. Adicione sal a gosto, mexa bem e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semi tampada. Se precisar de mais água, acrescente (use sempre água fervente) e não mexa mais! Assim que o arroz estiver cozido, apague o fogo e deixe a panela tampada por cerca de 5 minutos. 
Depois disso, é só soltar o arroz com a ajuda de um garfo.






Fritura sem espirro


Salpique um pouco de sal no fundo da frigideira antes de acrescentar a gordura.










O molho ficou aguado ou empelotado 
Molho aguado
Misture uma colher (chá) de maisena com 2 colheres (chá) de água fria. Mexa bem até misturar. Adicione ao molho e mexa em fogo moderado até engrossar.


Molho empelotado


Bata-o no liquidificador até ficar homogêneo ou passe pela peneira.