Na hora de comprar os morangos, escolha sempre os pequenos, pois os maiores e deformados podem indicar presença de agrotóxico no cultivo. O ideal é comprar morangos com a parte do início do talo ainda verde, assim permanecerão mais tempo frescos. Antes de consumir as frutas, deixe-as de molho em uma mistura de 1 litro de água para cada colher de vinagre, por 15 minutos. Não guarde frutas úmidas na geladeira, pois elas podem estragar mais rápido.
- Se a receita pedir ovos, tire-os da geladeira antes de preprar a receita. Eles precisam estar na temperatura ambiente;
- Ligue o forno e unte a fôrma. Para untar a fôrma utilize óleo, pois espalha melhor do que manteiga. Unte todo o fundo e as laterais da fôrma. Polvilhe com farinha ou farelo de aveia;
- Peneire a farinha e o açúcar que serão utilizados na receita e reserve;
- Agora comece o preparo da receita;
- O fermento em pó deve ser adicionado por último;
- Se a receita pedir para acrescentar os ingredientes líquidos alternadamente com os secos, comece e termine com a farinha, para que o bolo fique mais leve. Para saber se o bolo está assado:
Insira um palito no centro do bolo. Se a massa grudar no palito é porque ainda não está pronto.
Para desenformar:
Não desenforme o bolo ainda quente, pois ele pode murchar. Deixe esfriar e depois, passe uma faca na lateral interna da fôrma e um pouquinho no fundo para soltar o bolo.
A proporção de água:
A proporção de água e açúcar é importante para determinar a espessura de uma calda. Confira os diferentes pontos:
- Para a calda fina: use 250 g de açúcar para 1/2 litro de água. Esta calda é indicada para saladas de frutas e frutas cozidas.
- Para a calda média: use 250 g de açúcar e 250 ml de água. É ideal para as frutas carameladas.
- Para a calda grossa: use 250 g de açúcar e 225 ml de água. É indicada para fazer caramelo.
A questão da temperatura:
A temperatura também determina o ponto. O ideal é usar um termômetro, mas, se você não tiver um, use o dedo. Antes, mergulhe-o em água gelada, depois na calda e novamente em água gelada.
- Ponto de bala mole (116°C a 118°C): é o primeiro estágio, no qual a calda conserva a forma, mas é macia quando apertada entre o indicador e o polegar.
- Ponto de bala dura (125°C): nesta fase a calda forma uma bala firme e flexível, mas pegajosa.
- Ponto de crosta mole (134°C): nesta fase a calda fica quebradiça, mas sua textura mole e flexível gruda nos dentes.
- Ponto de crosta dura (145°C): neste ponto a calda é quebradiça. Depois deste ponto, o açúcar carameliza rapidamente.
O caramelo usado para caldas ou coberturas forma-se quando a calda engrossa além do ponto de crosta dura. Toda a umidade evapora e a calda ganha um tom marrom-escuro. O caramelo fino tem gosto suave, o médio é dourado-escuro e tem gosto de nozes. Não cozinhe acima de 190°C ou então o caramelo queimará, resultando em um gosto amargo.
Usando o caramelo e as caldas:
- Para fazer pralinas (amêndoas confeitadas), faça uma calda e deixe ferver até obter uma cor caramelo-escuro. Junte um pouco de amêndoas sem pele torradas, despeje a mistura numa fôrma levemente untada com manteiga e deixe esfriar e endurecer. Em seguida, esmague as pralinas e use-as para decorar bolos ou enriquecer sobremesas.
- Use caramelo para cobrir frutas e servir com bolos ou sorvetes. Para isso, despeje o caramelo sobre laranjas descascadas e cortadas em fatias ou em gomos. Se preferir, use uma outra fruta de sua preferência. Espere esfriar e guarde na geladeira.
- Prepare um caramelo tradicional, retire do fogo e misture creme de leite. Sirva quente ou frio com bolos, sorvetes, salada de frutas e panquecas.
Segredos para preparar uma boa mousse
De uma vez por todas, musse é feminino. A musse e não o musse. Não bata demais as claras ou cremes, para não granular a mistura.
O creme de base da musse precisa estar na mesma temperatura das claras em neve. Adicione um pouco das claras batidas ao creme base da musse e misture. Só depois acrescente o restante das claras. Isso deixa a mistura mais uniforme e suave.